Existe homem feminista?

Quando debatemos sobre qual o lugar do homem em relação ao movimento feminista a denominação mais aceita dentre os diversos movimentos é “pró-feminista”, ou “machista em desconstrução”, sendo este segundo termo o que considero mais próximo da realidade.

O movimento feminista tem foco nas mulheres, portanto, cabe as mulheres o protagonismo do movimento, a deliberação de suas pautas e estratégias. Se a intenção é empoderamento feminino, nada mais coerente do que as mulheres construírem o movimento que luta por sua libertação. Os homens que defendem essa militância são apoiadores, pois apesar de reconhecerem o machismo de nossa sociedade, quem sofre de fato as conseqüências são as mulheres.

Importante ressaltar que a luta pela igualdade deve ser pauta de toda a sociedade, homens e mulheres. Quanto mais homens pró-feminista tivermos, mais avançaremos no combate a misoginia.

O que precisa ficar entendido neste tema como um equívoco, são as situações onde o homem se define como feminista a tal ponto de corrigir as mulheres que dizem ter sofrido machismo. Ele interpretou a situação de maneira diferente e seu entendimento é superior a de quem sofreu a opressão diretamente. Isso é tomar o lugar de fala da mulher. Vai na contramão do movimento feminista. É reforçar o machismo. É defender a supremacia  do pensamento masculino.

O homem que age desta forma é chamado de ‘mansplaining’. Quando a preocupação em prevalecer sua opinião (baseado no que ele “acha” ser correto) sobrepõe a de quem de fato sofreu a opressão e tem propriedade para julgar o que viveu, fica ainda pior quando a mulher é feminista e tem maior conhecimento sobre o tema em questão.

O movimento feminista é de e para mulheres. É nosso espaço de aglutinação de força para assumirmos protagonismo em movimentos mistos e em espaços de poder.

Como bem disse Audre Lorde “Há muitas maneiras de ser vulnerável e não posso evitá-las. Não vou me tornar ainda mais vulnerável colocando o silêncio como uma arma nas mãos dos meus inimigos”

Anúncios

Qual sua opinião sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s