Fazer de cada lágrima um motivo de luta

650x375_1285690Uma menina foi estuprada por 30 homens. Foi filmada com a vagina sangrando e homens rindo ao fundo. O vídeo foi favoritado por mais de 500 pessoas no twitter de um dos estupradores. Ela estava completamente dopada. Dopada e violentada por 30 homens diferentes.

Os comentários dizem muito sobre a cultura do estupro. “Que doentes”, “que animais”. Eles não estavam doentes e não são animais. São homens, relativamente saudáveis psicologicamente, que vivem em uma sociedade onde as relações entre homens e mulheres são pautadas por poder e submissão. Onde o território das mulheres, que incluem seus corpos, é sistematicamente desrespeitado e invadido. Que a violência atinge a todos e todas, isso é bem verdade.

Convite pra intervenção urbana sobre Globo/estupro no BBBO capitalismo não poupa ninguém, mas homens andam pelas ruas com medo de terem seus celulares roubados, carros e afins. Mulheres preocupam-se, além disso, com seus corpos e suas vidas. Com os corpos e vidas de suas amigas, suas mães, tias, companheiras.

Uma vez, num dia difícil, disse a uma amiga que o mais difícil pra mim, é que a gente já nasce morta. Soa hiperbólico, eu sei, mas é real para nós. Porque se vida tem a ver com liberdade sobre os nossos corpos. Se vida tem a ver com liberdade de escolhas, se vida tem a ver com autonomia, nós morremos no primeiro choro. E morremos um pouco todo dia, quando as nossas são violentadas e apagadas. Um pouco do exercício diário tem a ver com renascer. Fazer de cada lágrima que se sucedeu um justo motivo para as nossas lutas! Em frente!

Escrito por: Fabiana Oliveira é militante da Marcha Mundial das Mulheres de Campinas-SP. 

Anúncios

3 comentários sobre “Fazer de cada lágrima um motivo de luta

  1. Só discordo de serem chamados de Homens, pra mim são crápulas machistas. Bandidos, menos homens. Enquanto estivermos aceitando deputados defendendo essa “cultura” do estupro e humoristas fazendo sucesso com isso, não podemos esperar mais nada dessa sociedade hipócrita.

    Curtido por 1 pessoa

  2. É um absurdo lemos coisas como essas! Sempre achei que o ser humano agisse através de seus instintos, que o sobreviver fala mais alto quando estamos em situações perigo e que apenas assim passamos do nível de seres pensantes para animais. Mas estou errada, como 30 “homens” podem fazer algo assim e pior ainda compartilham, como se aquilo fosse algo certo, um prêmio. Precisamos mudar isto!

    Curtido por 1 pessoa

Qual sua opinião sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s