Campanhas feministas em redes sociais

Tenho visto com bons olhos o destaque que os movimentos feministas tem tido através da criação de campanha nas redes sociais. As hashtag têm servido como desabafo, libertação e denuncia para as mulheres sobre as situações de violências sofridas. Porém também tenho visto um caráter pedagógico nisto. Diversos homens já admitiram que se identificaram como machistas após ler relatos e perceberem que possuem atitudes semelhantes ao que foi denunciado.

Defendo a tese de que o movimento feminista precisa ocupar espaços públicos de debate que tenham inclusive a finalidade de debater com os homens o machismo a ser desconstruído. A formação em nossa sociedade capitalista patriarcal reproduz o machismo como comportamento social aceitável. Muitos homens acham que machismo é somente quando há violência sexual ou agressão física (espancamento). Por isso tanto espanto com campanhas como #MeuPrimeiroAssédio ou #MeuAmigoSecreto onde os homens descobrem que suas atitudes são sim uma forma de violência as mulheres.

A necessidade da auto-organização é indiscutível. As mulheres precisam de espaços onde possam falar abertamente das violências que sofrem, onde possam buscar ajuda para sair de situações de relações abusivas, onde possam se organizar para realizar denuncias e ajudar outras mulheres, e onde possam militar por políticas públicas de direitos e proteção as mulheres. São espaços de luta que ajudam as mulheres a se empoderar para enfrentar a misoginia e para ocupar espaços de poder. A sororidade é fundamental.

A coragem das mulheres em expor situações, muitas vezes cotidianas, de violência, é sim um grande passo para os movimentos feministas. O desafio é manter o diálogo com a sociedade e continuar neste trabalho de desconstruir o machismo.

Seguiremos em Marcha até que todas sejamos livres

115967-194637-meuamigosecreto

Anúncios

Qual sua opinião sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s