Desafio para o Dia das Mães

O comércio se apropriou das datas que deveriam valorizar as mulheres e transformou em datas que futilizam as mulheres. O dia internacional da mulher é a data de vender perfumes e bolsas. O dia das mães de vender eletrodomésticos. Quando será a data de valorizar a autonomia, a inserção no mercado de trabalho, o empoderamento, a atuação política e protagonismo das mulheres?

Nossa sociedade patriarcal ainda vende a imagem da mulher como a organizadora do lar e a cuidadora dos filhos, a mediadora de conflitos domésticos, ainda que trabalhe fora. Ainda predomina a  ideia disseminada principalmente pela mídia, de que a mulher que trabalha fora é por satisfação pessoal (voluntariado) ou para ajudar a complementar na renda familiar (meio período, perto de casa), nunca para construção de carreira profissional. Ideia burguesa. Mulheres reais estão fora, e muito fora, deste padrão.

Vamos então neste dia das mães valorizar as mulheres pelo que elas verdadeiramente são e não pelo o que a sociedade determina. Nada de mensagens sobre a fragilidade, sensibilidade ou beleza.

Proponho um desafio neste dia das mães: dê um livro para sua mãe. Vamos sair da perfumaria, moda e utilidades doméstica. Para aquelas que gostam, leve-a para dançar e pague a cerveja. Uma sessão de massoterapia também é uma ótima ideia. Para os que podem quem sabe uma obra de arte, ingressos para show, um curso de fotografia.

Mais do que inovar, a ideia é mostrar que você reconhece na sua mãe (ou esposa), uma mulher com necessidades que vai além do papel familiar imposto socialmente. Empodere as mulheres da sua família. Leve você o debate feminista para casa, este sim é um bom presente.

OBS: Não vale livro de autoajuda

Anúncios

Qual sua opinião sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s